14 de julho de 2013

Folhas de coca: seria realmente uma droga?


Meu copo de mate de coca. Afinal, eu estou nos andes.


Ao que tudo indica muitos por aí andam confundindo a folha verde com o pó branco. Se pensarmos que a coca é cocaína teremos que dizer então que, uva é vinho. Quando você come uma uva está ingerindo vinho ou apenas uma fruta que necessitará passar por um processo de fermentação para poder ser chamada e até mesmo disponibilizar os efeitos do vinho? Falar na coca leva a pensar na cocaína e esta na Colômbia. Por que será, se os maiores produtores da folha de coca são Bolívia e Peru? Simples, por que a Colômbia planta coca e produz cocaína. Mas a Bolívia também!
No altiplano as folhas de coca são utilizadas em rituais sagrados. Ela é usada há mais de 1.200 anos por povos nativos da América do sul. Nesses países é tão comum o uso das folhas de coca, que você irá encontrá-las nos aeroportos e te oferecerão assim que chegar ao hotel seja ele o mais luxuoso que existe. O presidente bebe infusão de coca e os pedintes também. Pois seu papel político, econômico e histórico resiste aos anos e a toda campanha contra que há no mundo. Os incas as utilizavam em todo tipo de rituais fossem eles funerários ou como o dos cultivadores antes de iniciar um trabalho. Pediam e ainda pedem permissão aos Apus-deuses das montanhas, em um ritual sagrado onde oferecem folhas de coca antes de iniciar a plantação. O papel medicinal da planta é milenar, excelente contra caries, e também ótimo analgésico, além de ajudar nas enxaquecas, náuseas e tontura.  Por que é rica em calorias, vitaminas e proteínas. Excelente ajuda para os vegetarianos! Possui apenas 0,5% da cocaína alcalóide e não existe evidência de causar vício. Num lugar onde a rarefação do ar e o frio tornam o trabalho mais pesado, onde só se é possível subir 3 a 4 degraus por vez, essas folhas são bem vindas e respeitadas, vistas como um presente dos deuses.
A cocaína, extraída das folhas de coca ( Erythroxylon coca) é hoje um dos grandes males da sociedade moderna, ela é a droga dos ricos e o crack, a cocaína dos pobres. Apresentasse sobre forma de pó e muitos de seus consumidores costumam somente inalar a droga, já outros a injetam diretamente na corrente sanguinea, podendo levar a uma overdose. È a segunda droga mais vendida no mundo, dentre seus consumidores encontramos empresários e artistas. Ilegal em muitos países ela é cultivada legalmente nos Andes, onde sua plantação é legal, mas a refinação ilegal.
Ainda que grupos internacionais continuem fazendo campanha contra as folhas de coca, fica evidente para qualquer um que já viveu nos Andes sua importância cultural, uma vez que seu uso está rodeado por uma tradição que resiste às grandes mudanças da sociedade moderna.


 M.C. Jachnkee
Autora de "Amazônia - Um Caminho para o Sonho."
Vivo atualmente em Cusco- Peru e estou escrevendo meu segundo livro em terras andinas.

9 comentários:

  1. É isso ai, informação nunca é demais. Ótimo post. Quanto a parte da uva, do jeito que estão as coisas daqui a pouco se chupar uma uva vai dar no bafômetros.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Um post informativo, muito legal.... Estou aguardando muito seu segundo livro...

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia de várias dessas coisas. Muito interessante o post! Alguns produtos podem ser bons e maus, dependendo de como são usados.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e informativo esse texto
    Faz a gente ter um ponto de vista bem diferente em relação a esse tema tão polemico

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Marli,

    É um tema bem polêmico, mas concordo que é um tradição e isso eu acho que não podemos questionar...belo texto...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Marli! Informação realmente nunca é demais, gostei do post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Opaa! Adorei o texto, Marli! Bem informativo...vi uma reportagem na TV sobre os Andes e fiquei apaixonada. Traga muitas novidades dai, hein?
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  8. Como você disse, só depois de um processo químico que a coca passa a ser uma droga. Que destrói famílias.

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu não sabia que você morava no Peru pensei que ficasse aqui mesmo no Brasil :)

    Ah muito interessante essa matéria eu já sabia que muitos países usam a folha de coca como remédio e em rituais mas agora aprendi muitas informações interessantes

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo